A review by joaosampaio
Orfã Monstro Espia by Matt Killeen

4.0

Uma ameaça em grande escala, dois espiões, um enredo cheio de energia e bem desenhado.

Que poderemos encontrar numa escola Hitleriana – Rothenstadt - na Alemanha, em 1934?
Fácil. As raparigas da mais pureza ariana, regras rigidíssimas, o ódio pelo povo judeu, os ensinamentos da cultura germânica, auxiliares corruptos, professores insanos e exigentes, com auxiliares de memória (cajados). Um local que ensina as meninas a serem boas mulheres alemãs, aprendendo músicas em louvor à Alemanha e ao Partido Nacional Socialista. Um típico local para uma lavagem cerebral.
Pois aqui, encontramos a frequentar esta escola uma rapariga judia, Sarah Goldstein, de quinze anos. Colocar esta menina, recentemente órfã, neste ambiente assustador, a tensão torna-se palpável.

Não sendo um livro muito gráfico, os mais sensíveis poderão encontrar algum desconforto em certas descrições. Descrições de violência, comportamentos de antissemitismo e, de um modo mais específico, nos motivos por detrás de um convite de um amável cientista, pai de uma sua colega da escola. Hans Schafer, mais focado na ciência do que nos sonhos de Hitler tem um foco oculto, sombrio.

As habilidades de Sarah enquanto ginasta e atriz, tornam-na especialmente eficaz naquilo que faz.
Durante as suas ações enquanto espia, Sarah tem vislumbres, laivos da sua falecida mãe que a ajudam a ultrapassar os obstáculos e dificuldades com que se vai deparando.

No final do livro, Killeen adicionou uma nota do autor sobre a sua pesquisa. Embora Sarah, o capitão Floyd e a missão de se infiltrar numa escola não fossem verdadeiras, muito do que foi escrito baseou-se na verdade. Escolas como Rothenstadt existiram.

Órfã, Monstro e Espiã é um romance de ficção histórica, tenso, mergulhado num período terrível da história mundial – a II Grande Guerra Mundial.
Com diálogos realísticos e pequenos apontamentos humorísticos, foi uma leitura rápida e muito agradável. Gostei!