"soy un sentimental, me apego a las personas que me ayudan como si fuera una garrapata, no desaparezco, no me voy (...) Me parece que vos no podés imaginarte que malo es ser sentimental, tener los sentimientos a flor de piel como otros tienen los nervios; el día que alguien no riega mis sentimientos es un martirio, me convierto en un necesitado, resentido, entro en una paranoia loca, como si un ciempies me recorriera el cuerpo, corro de un lado a otro como una cucaracha tonta y solo me calmo cuando escucho una voz amiga y generosa."

si soy

COMENTÁRIO
⭐⭐⭐⭐
“Stella Manhattan”
Silviano Santiago

Silviano Santiago era um nome distante que tinha referenciado como autor de alguns livros sobre temática LGBTI nos anos 80/90. O facto de ter sido agraciado com o Prémio Camões colocou holofotes sobre si e a sua obra. Assumi a curiosidade e fui pesquisar... De repente deu comigo a começar a ler o ebook de “Stella Manhattan”. A leitura estava a correr tão bem que comprei a edição brasileira em papel na Livraria da Travessa.
Estamos perante uma história de exílio e de intriga política passada em Nova Iorque algures nos anos 70, centrado numa persona trans, indentidade essa que é por outro lado de funcionário do consulado brasileiro da cidade. É igualmente uma estória marcada pelo momento político vivido no Brasil com uma ditadura de direita, uma forte perseguição política e o autoritarismo marcante da sociedade brasileira desse tempo.
Stella Manhattan, alter ego de Eduardo da Costa e Silva envolve-se num trama em que marcam presença personagens brilhantemente construidas como o Coronel Valdevinos Vianna, a misteriosa Viúva Negra, o Professor Anibal e a sua esposa Leila, e a deliciosa La Cucaracha...
Num registo narrativo algo disperso e fragmentado Stella Manhattan é uma obra que conecta e cruza a problemática política – os anos de chumbo da ditadura brasileira - e as identidades marginais LGBTI num crescendo de visibilidade, afinal estamos na Nova Iorque dos anos 70. Essa territorialidade da trama do romance é um elemento muito destacável, pois nos mostra a intensidade das vivências LGBTI nos meandros dos diferentes grupos que marcam a paisagem urbana.
Para finalizar diria Stella Manhattan foi uma experiência de leitura que me encantou. Sendo certo que lerei outras obras de Silviano Santiago.
E foi um modo perfeito de começar as leituras deste novo ano de 2023.
funny lighthearted mysterious slow-paced
Plot or Character Driven: A mix
Strong character development: Complicated
Loveable characters: Complicated
Diverse cast of characters: Yes
Flaws of characters a main focus: Yes