Reviews tagging 'Child death'

Elatsoe by Darcie Little Badger

5 reviews

ggcd1981's review against another edition

Go to review page

adventurous emotional hopeful medium-paced
  • Plot- or character-driven? A mix
  • Strong character development? No
  • Loveable characters? Yes
  • Diverse cast of characters? Yes
  • Flaws of characters a main focus? No

4.0

Elatsoe foi uma boa leitura, apesar de que minhas expectativas eram muito altas o que afetou o meu aproveitamento da obra. Por nenhuma razão aparente cheguei nesse livro esperando que fosse voltado a faixa mais velha do YA/juvenil, e na verdade Elatsoe é mais voltado ao público mais jovem beirando o Infantil. Isso é claro não é um defeito, mas eu não sou o público alvo e isso afetou a minha experiência. Elatsoe ou Ellie, para abreviar, uma protagonista adolescente de 17 anos apache e assexual, vive em uma América alternativa contemporânea, cheia de monstros e mágica, moldada pela magia ancestral e pelo conhecimento de seus grupos indígenas e imigrantes. Para o povo Lipan Apache, o treinamento de fantasmas é uma tradição familiar de longa data. Ellie é capaz de “acordar” ou ressuscitar fantasmas do submundo. Ela trouxe de volta seu fiel cão Kirby e vários outros animais, mas tem o cuidado de observar a regra mais importante de acordar espíritos: nunca, jamais, acorde fantasmas humanos porque eles são altamente destrutivos e malignos. Quando seu querido primo morre, todos os sinais apontam para um acidente de carro, mas seu fantasma lhe diz o contrário: ele foi assassinado. Quem o matou e como ele morreu? Com a ajuda de sua família, de seu melhor amigo Jay, do leal Kirby e da grande, tatara, tatara, tatara, tatara, tataravó, Elatsoe, ela deve rastrear o assassino e desvendar o mistério desta cidade assustadora e seu passado sombrio. Mas os nefastos habitantes da cidade de Willowbee e um misterioso médico tentarão impedir.

O livro é menos misterioso do que soa pois desde a primeira metade do livro se sabe que quem realizou o assassinato foi o Doutor Abe Allerton. A segunda metade do livro é sobre como ele fez e como leva-lo a justiça quando a maior parte da cidade o protege. Uma coisa que não esperava nesse livro foi quão transparente Ellie era com seus pais sobre a investigação. Eu estava acostumada aos jovens nesse tipo de livros manterem segredos dos adultos então foi inesperado para mim. Infelizmente tenho que admitir que, apesar de saber que essa era a coisa certa a ser feita, essa transparência contribuiu para reduzir o clima de mistério.
 

Após suas investigações Ellie e Jay percebem que o Dr. Allerton tem a capacidade de transferir os ferimentos e doenças de uma pessoa para outra, e na noite da morte de Trevor, seu primo se deparou com o acidente em que o Doutor estava envolvido e tentou ajudar Allerton, mas em vez disso, o Dr. Allerton passou seus ferimentos fatais para Trevor e o deixou morrer. Na parte final do livro o fantasma de Trevor fica furioso e confronta Allerton em sua mansão durante uma grande festa. O doutor admite o que fez, mas não demonstra remorso por suas ações. Allerton e seus seguidores têm o poder de realocar a cidade de Willowbee sempre que seu segredo for revelado, e enquanto se preparam para realocá-la mais uma vez, Ellie os impede arrastando Allerton para o submundo e deixando-o lá. Kirby, porém, não volta do submundo com a garota. Ellie está em luto e acha que seu companheiro pode ter partido para sempre. No entanto, algumas semanas depois, na conclusão da obra, Kirby reaparece carregando um brinquedo incomum para cachorro. Ellie percebe que o brinquedo pertencia aos cachorros de sua tataravó, que também se chamava Elatsoe. O livro conclui com Ellie sentindo uma profunda conexão com seu ancestral e feliz por Kirby ter voltado para casa.


Elatsoe é um livro que considero bastante relevante a seu público alvo com mensagens relevantes, retratando relações familiares e amizades saudáveis com representação de uma protagonista indígena e assexual. O único ponto fraco que realmente posso apontar é que o mundo mostrado deu a impressão de ser amplo, mas não foi aprofundado pela autora. Então se tem uma diversidade de criaturas e elementos mágicos nesse mundo, mas nada foi realmente aprofundado me deixando sem realmente entender como essa realidade funciona. Fora esse ponto, acredito que os elementos que me levaram a não dar 5 estrelas a obra são mais de gosto pessoal do que defeitos da obra em si. Dou 4 estrelas.


Expand filter menu Content Warnings

emily_mh's review

Go to review page

adventurous mysterious medium-paced
  • Plot- or character-driven? Plot
  • Strong character development? Yes
  • Loveable characters? Yes
  • Diverse cast of characters? Yes
  • Flaws of characters a main focus? No

5.0

This was such a delight to read!! It really reminded me of the game Night in the Woods. I adored the author’s writing style; the dialogue gave off a real arthouse film vibe which was really unique. But also, she effortlessly wove together so many strands of story and character, but all in the direction of telling a murder mystery?? Masterfully done!! The plot was also well-paced and held my attention throughout. Ellie was a wonderful main character: she was clever, determined, and thought outside the box, so it was really refreshing to read from her POV. Jay as a side character was so much fun, and the friendship between the him and Ellie was joyful. Finally, the illustrations in the chapter headings were absolutely gorgeous, and I loved how they ended up weaving in with Ellie’s storyline.  

Expand filter menu Content Warnings

morganperks's review

Go to review page

adventurous dark emotional funny mysterious medium-paced
  • Plot- or character-driven? A mix
  • Strong character development? Yes
  • Loveable characters? It's complicated
  • Diverse cast of characters? Yes
  • Flaws of characters a main focus? Yes

4.0


Expand filter menu Content Warnings

booksthatburn's review against another edition

Go to review page

emotional funny hopeful mysterious medium-paced
  • Plot- or character-driven? A mix
  • Strong character development? Yes
  • Loveable characters? Yes
  • Diverse cast of characters? Yes
  • Flaws of characters a main focus? It's complicated

5.0

ELATSOE is a thoughtful and vibrant story about grief, truth, and life, as Ellie tries to fulfill her cousin’s last wishes and stop his murderer (with the help of her ghost dog). It's a coming-of-age story, where Ellie is figuring out the bounds of what she can do, and what responsibilities come with her heritage (spiritual, magical, and mundane). 

I love how this feels to read. It’s kind of a murder mystery, except Ellie is trying to prove how the murder happened since she’s been told who did it. I like the way that stories and memories are woven into Ellie’s narration. It makes them feel like part of her thoughts, as they so clearly are. She’s so full of stories that her point of view wouldn’t feel complete without them. She’s deeply connected to her family, and looks up to her Six-Great Grandmother as example and inspiration.  The worldbuilding is good, it’s shown through Ellie’s perspective in a way that feels effortless. It’s a world where ghosts, vampires, and fairy ring teleportation coexist but don’t all follow the same guidelines, and this does some pretty cool things with adherence to the clashing rulesets. 

A moving read that blends small joys with slow mourning, don't miss ELATSOE

Expand filter menu Content Warnings

internationalreads's review

Go to review page

adventurous dark funny informative inspiring mysterious fast-paced
  • Plot- or character-driven? Plot
  • Strong character development? It's complicated
  • Loveable characters? Yes
  • Diverse cast of characters? Yes
  • Flaws of characters a main focus? It's complicated

4.5


Expand filter menu Content Warnings
More...