Reviews

Oedipus The King by Bernard Knox, Sophocles

vampyrrhic's review

Go to review page

dark emotional tense fast-paced
  • Plot- or character-driven? A mix
  • Strong character development? Yes
  • Loveable characters? It's complicated
  • Diverse cast of characters? No
  • Flaws of characters a main focus? Yes

5.0

elsatriin's review

Go to review page

Loetud "Eesti ja maailmakirjanduse suured teemad" loengu jaoks. See loeng keskendus saatusele

Another book I don't know how to rate. I grew up on the stories from Greek mythology and my grandmother told me this one numerous times. I have read this specific play in middle-school as well.

It's the classic tale of Oedipus, which Sophocles has masterfully told. An interesting piece to analyse for scholarly purposes, but not really something to "enjoy" per se. I've heard that there's an audiobook narrated by Michal Sheen and I must say... that sounds magnificent.

marnava's review

Go to review page

adventurous challenging dark fast-paced
  • Plot- or character-driven? A mix
  • Strong character development? It's complicated
  • Loveable characters? It's complicated
  • Diverse cast of characters? N/A
  • Flaws of characters a main focus? Yes
Since it is a school play/book I'm not gonna review
Interesting storyline and if fate is real.

stephmostav's review

Go to review page

5.0

Acho que todos conhecem ao menos a terrível profecia de Édipo Rei: o protagonista cumpre o terrível destino de matar o pai e casar-se com a própria mãe. Nesse sentido, Édipo representa tanto a fragilidade humana diante do poder dos deuses que ele desdenhou quanto o livre arbítrio. Ele mesmo cometeu estes crimes contra os pais por conta da própria ignorância, apesar de achar-se plenamente capaz de governar e resolver o enigma do assassinato do antigo rei Laio. Édipo também é um protagonista cheio de ira: durante grande parte da história, ele confronta e discute com todos que o questionam e, ainda que dele seja o título de tirano porque julgavam que ele recebera o trono por merecimento e não por herança, suas atitudes se assemelham à nossa noção contemporânea de tirania. Édipo Rei também é uma história de decadência, pois o rei foi do poder, prestígio e felicidade máximos à literal cegueira, mendicância e infortúnio. Apesar de tanta tragédia, a leitura é rápida por conta do ritmo ágil da ação, do interesse que nos desperta o enredo e do carisma irresistível de Édipo. Ele é arrogante demais com sua autoconfiança exacerbada e sua raiva que o fez cometer tantos erros, mas talvez por este mesmo motivo que seu personagem seja capaz de nos atrair, nos fazer torcer por ele e lamentar sua queda. A questão central da peça é uma das grandes perguntas que nos fazemos desde os tempos primórdios, "quem sou?" e o autor do maior conflito surge quando Édipo soluciona essa pergunta, assim como também desvenda o autor e o motivo do assassinato de Laio. Sempre adorei histórias em que o responsável pelo sofrimento do protagonista é ele mesmo e parte da jornada desse personagem é lidar com os próprios pecados e compensar as próprias falhas. Assim como Hamlet, Édipo é um dos maiores protagonistas da literatura ocidental.
More...