A review by joanacanada
Dopamine Nation: Finding Balance in the Age of Indulgence by Anna Lembke

informative reflective fast-paced

3.75

Exposição interessante do facto que hoje em dia conseguimos estar estimulados a todos os segundos, se quisermos, dada a disponibilidade e variedade de distrações (filmes, podcasts, livros, redes sociais, drogas, pornografia, etc.). Ainda assim, os países desenvolvidos, nos quais esta abundância e prosperidade são maiores, têm cada vez mais altas taxas de depressão e ansiedade.
Também há uma explicação interessante do processo homeostático levar a que a perseguição de prazer cause também uma dose de desconforto, enquanto que a perseguição de dor/desconforto (por exemplo, exercício físico e duches gelados) cause posteriormente prazer (por vezes em mais quantidade do que a sua perseguição ativa).
Dando exemplos de pacientes, a autora também mostra diferentes mecanismos usados para quebrar o vício (abstinência através de barreiras físicas/geográficas, temporais/cronológicas, e/ou categóricas (abrangindo não só o objeto do vício mas também uma categoria de coisas relacionadas). E mostra a mudança de atitude que acontece no processo de quebrar o vício, nomeadamente a adoção de honestidade total e radical. 

Expand filter menu Content Warnings